De acordo com uma publicação na rede social X (antigo Twitter), o secretário de Estado da Comunicação Internacional da Hungria, Zoltan Kovacs, anunciou que o Patriotas pela Europa vai integrar 84 eurodeputados.
A confirmar-se, este novo grupo de extrema-direita vai ser a terceira força política no PE. Às 16:05 locais (15:05 em Lisboa), a página oficial do Parlamento Europeu ainda não tinha atualizado os resultados ou assinalado a criação deste grupo.
O governante do executivo de Viktor Orbán anunciou que vão integrar o Patriotas pela Europa os dois deputados eleitos pelo Chega em Portugal, os seis eleitos pelo Vox de Santiago Abascal, a Liga italiana de Matteo Salvini, o Partido pela Liberdade (PVV) dos Países Baixos e de Geert Wilders e os 30 deputados da União Nacional em França, o partido de Marine Le Pen e presidido por Jordan Bardella.
A ideia surgiu através do primeiro-ministro húngaro e os 11 eurodeputados do Fidesz estão representados neste novo grupo, que é na prática uma transposição de quase todos os partidos que estavam no Identidade e Democracia (ID).
Lusa