Renato Pita, piloto que fez um investimento para o Campeonato da Madeira de Ralis este ano, com a aquisição do Opel Corsa Rally4, vai estar à partida do Rali da Ribeira Brava e do Rali Vinho Madeira com o carro anterior, o Peugeot 208 Rally4, contrariando os desejos da equipa.
Antes da aquisição do Opel Corsa Rally4, o piloto de Viana do Castelo, informou-se junto da FPAK, se o carro poderia competir no Campeonato da Madeira de Ralis e recebeu luz verde por parte do organismo português, com a ressalva que o podia fazer por na Madeira existir um decreto-lei regional que permite a participação de carros com DAV.
Foi emitida pela FPAK um passaporte técnico para o Opel Corsa Rally4, com o carro a já ter participado em duas provas, o Rali da Calheta e o Rali de São Vicente.
No entanto tem sido uma verdadeira dor de cabeça para o piloto, depois da aquisição e do pagamento de todos os impostos, foram colocados muitos entraves à equipa pela utilização do Opel Corsa no campeonato madeirense, por alegadamente não poder competir com uma DAV (declaração aduaneira de veículo).
Na Madeira, são inúmeras as equipas que competem com carros com DAV, sem estarem matriculados em Portugal, ao abrigo do tal decreto regional, desde que o pedido de entrada do carro seja feito nos serviços aduaneiros da Madeira, e foi isso que a equipa fez.
Ao que foi possível apurar o que é exigido na Madeira à equipa é que o carro tenha uma matrícula, até pode ser provisória, ou atribuída no estrangeiro, mas tem de ter uma matrícula.
Renato Pita que já tinha dado entrada ao processo de atribuição de matrícula pelo IMT ao Opel Corsa Rally4, vê agora um carro novo, ficar guardado nas instalações da equipa, sem poder competir, até o processo ficar concluído.
Entretanto o Peugeot 208 Rally4 está em França nas instalações da PH Sport onde está a ser feita uma profunda revisão para seguir depois viagem para a Madeira, mais custos outra vez a serem assumidos pela equipa de Renato Pita.