O provedor do Cliente PT, Rui Oliveira, participou hoje, no Funchal, numa sessão de mediação presencial, inédita ao nível nacional, na qual se resolveram três "casos complicados" referentes a queixas apresentadas no Serviço de Defesa do Consumidor na Madeira.
"Estes temas para nós não são um constrangimento. São sempre uma oportunidade", afirmou Rui Oliveira, realçando que a sua presença naquela região autónoma surge na sequência do acordo de boa conduta assinado em 2017 entre a PT/MEO e o Governo Regional e que é "inédito" no país.
Na Madeira, 77% das queixas apresentadas no Serviço de Defesa do Consumidor são na área das telecomunicações, relativas às várias operadoras, e, segundo o provedor do Cliente MEO, referem-se normalmente a uma "quebra de serviço".
"Hoje, as telecomunicações são como a água e a luz quando éramos crianças. Hoje, ninguém quer ficar em casa quando há um problema com a internet, quando não há televisão, quando os miúdos não conseguem postar os vídeos, quando não se pode usar o telemóvel", disse Rui Oliveira, vincando que estas são necessidades sentidas como prioritárias pelas pessoas.
A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, que tutela o Serviço de Defesa do Consumidor, destacou, por seu lado, o facto de ser a primeira vez em que clientes queixosos abordam, em sala e presencialmente, o fornecedor do serviço.
"Foram selecionados três processos – casos complicados – para tratar diretamente com o provedor Cliente PT e tentar encontrar uma solução extrajudicial", explicou, vincando que, no fundo, as sessões presenciais traduzem na prática o acordo de boa conduta assinado entre as duas entidades.
Os três casos foram resolvidos de acordo com as pretensões dos consumidores.
LUSA