Portugal, já apurado e recheado de suplentes, foi hoje vergado pela Geórgia (2-0), que acompanha os lusos rumo aos oitavos de final do Euro2024 de futebol, em que também vão estar Turquia, Roménia, Bélgica e Eslováquia.
As habituais segundas escolhas do selecionador Roberto Martínez, com exceção do guarda-redes Diogo Costa, o médio Palhinha e o capitão Cristiano Ronaldo – passou ao lado do desafio e continua em ‘branco’ no seu sexto Europeu -, não deram resposta e terminaram a fase de grupos da pior maneira, embora com a liderança do Grupo F já garantida, com seis pontos, que lhes permitem ‘apanhar’ a Eslovénia nos ‘oitavos’, em 01 de julho, pelas 20:00, em Frankfurt.
A Turquia concluiu com os mesmos seis pontos dos lusos e enfrentará a Áustria na próxima fase, enquanto a estreante Geórgia segue em frente como umas das melhores terceiras classificadas e o adversário será a Espanha. A República Checa terminou em último, com dois pontos.
A entrada de Portugal em jogo não podia ter sido pior, já que, aos dois minutos, ficou em desvantagem, por culpa de um erro crasso de António Silva, que embalou com um passe Mikautazde, antes de este servir Kvaratskhelia para o 1-0.
A equipa ‘B’ das ‘quinas’ não melhorou com a entrada de Rúben Neves no recomeço do jogo, por troca com João Palhinha – tal como tinha sucedido contra a Turquia -, e António Silva voltou a prejudicar Portugal, agora a cometer uma grande penalidade sobre Lochosvilli, que Mikautadze (57) se encarregou de bater com eficácia, destacando-se na lista de melhores marcadores do torneio, com três tentos.
No mesmo grupo, Turquia e República Checa lutavam pelo apuramento, com o desfecho a sorrir aos turcos, face ao 2-1 registado em Hamburgo, onde os checos jogaram em inferioridade numérica durante quase todo o jogo, face à expulsão de Antonin Barak, logo aos 20 minutos.
Depois de um primeiro tempo sem golos, Çalhanoglu, aos 51 minutos, colocou a seleção de Vincenzo Montella a vencer, mas Tomas Soucek, aos 66, restabeleceu a igualdade, com o suplente utilizado Cenk Tosun (90+4), após assistência do benfiquista Kokçu, a dar o triunfo aos turcos.
Mais cedo, todas as seleções concluíram o Grupo C com quatro pontos, mas foi a Roménia, que empatou a um golo com a Eslováquia, a vencer a ‘poule’, seguida da Bélgica, dos eslovacos e Ucrânia, a eliminada da ‘poule’. Face à igualdade pontual do quarteto, a definição das posições no grupo foi determinada pela diferença de golos.
Em Frankfurt, palco que vai receber o jogo Portugal-Eslovénia, a Eslováquia abriu o ativo, quando decorria o minuto 24, por intermédio de Duda, que correspondeu de cabeça a um cruzamento de Kucka, uma vantagem que viria a ser anulada por Marin (37), da marca do castigo máximo.
Na fase seguinte, os romenos vão defrontar os Países Baixos e os eslovacos, apurados como um dos terceiros melhores classificados da fase de grupos, vão ter pela frente a Inglaterra, finalista na última edição.
O único ‘nulo’ do dia aconteceu em Estugarda, com a igualdade a servir aos belgas, que nos ‘oitavos’ vão medir forças com a França, ao passo que a Ucrânia, novamente com o benfiquista Trubin a titular, ‘sai de cena’, juntando-se ao lote dos afastados: Escócia, Albânia, Sérvia, Polónia, República Checa, Hungria e Croácia.
Lusa