Mais de uma centena de pessoas participam sexta-feira, no Funchal, no I Encontro das Comunidades Madeirenses que tem por objetivo auscultar os representantes da diáspora sobre as políticas a definir pelo Governo da região em matéria de emigrantes.
Organizado sob a égide da secretaria regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus da Madeira, o evento conta com a presença de conselheiros e comendadores, dirigentes associativos, clubes e missões, altos quadros diplomáticos e de associações de prestígio mundial, empresários, comerciantes, artistas, cantores e músicos, profissionais liberais como advogados e médicos, militares, académicos, historiadores, investigadores, pessoas ligadas à banca e construção civil, artesãos e professores.
O programa prevê também participações de "descendentes de madeirenses de segunda e terceira geração que por questões identitárias trilham o caminho inverso ao dos seus antepassados, procurando a Madeira em busca da sua identidade", adiantam os organizadores.
Entre os participantes estão uma académica de Trinidad e Tobago, Jo-Anne Ferreira, e o diretor do departamento da ONU para o combate a doenças infeciosas (UNITAID), Maurício Cysne.
O objetivo da reunião é "consultar emigrantes em mais de duas dezenas de países sobre o futuro da ligação entre as Comunidades e o Governo Regional", dizem os organizadores, estando previsto que o evento seja integralmente transmitido pelo canal WebTV naminhaterra.com.
Está confirmada a presença no encontro do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e dos secretários madeirenses dos Assuntos Parlamentares e Europeus e da Inclusão e Assuntos Sociais, Sérgio Marques e Rubina Leal, respetivamente.
"Políticas de Relação com as Comunidades", "Órgãos de Comunicação Social da Diáspora", "Plataforma de Negócios, Empreendedorismo e Promoção", "Luso — Descendentes e Cultura" e "Mecanismos de Representatividade serão os temas a abordar nas diferentes mesas que vão decorrer em diferentes espaços do Funchal, casos da Universidade da Madeira e o salão nobre do executivo madeirense.
O programa inclui, entre outras, atuações da Orquestra Clássica da Madeira e de uma artista da Letónia Agnése Alde com kokle (instrumento tradicional deste país).
Os participantes serão recebidos pelo presidente do Governo Regional na Quinta Vigia e sábado serão apresentadas, em conferência de imprensa, as conclusões deste primeiro encontro das comunidades madeirenses pelo secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus da Madeira.