A nona edição do Rally Spirit teve um contingente de quatro equipas madeirenses a participar.
Rui Pinto fez regressar à estrada o Ford Focus WRC que esteve imaculado correspondendo em todas as classificativas. O piloto madeirense, que foi navegado por Ricardo Faria, terminou o evento no quarto lugar da categoria Spirit.
Rui Pinto sentiu algumas dificuldades nas classificativas que decorreram em estrada, mas nas especiais de classificação em circuito, o piloto deu nas vistas com uma condução exuberante, vencendo inclusive a especial número sete, a Super Especial Braga.
O piloto, além do resultado, exibiu na prova uma viatura que tem história no Mundial de ralis, o Ford Focus WRC.
Rally Spirit que contou com a participação de Adalberto Melim com o Alfa Romeo 2000 GTV com José Oliveira nas funções de navegador.
O piloto madeirense cumpriu as especiais de classificação na categoria dos Históricos, onde terminou no décimo segundo lugar da categoria.
Outro piloto madeirense a participar foi Paulo Spínola, com a navegadora Cristiana Spínola no Fiat 127 na categoria Extra, que acabou por ter uma ligeira saída de estrada, ainda assim conseguiram permanecer em prova. Segundo Paulo Spinola: “tivemos uma saída, mas deu para continuar, o carro não tinha qualquer tipo de dano mecânico ou estético, por isso chegamos ao fim do Rally Spirit.
Com o Ford Escort MKI participou João Martins que teve Hugo Santos como navegador, não foi uma participação isenta de problemas, muito pelo contrário.
Logo nas primeiras horas um problema impossibilitou a equipa de continuar em prova: “resolvemos em parque de assistências um problema no carro. Vamos amanhã em super rali. O amigo Luís Moutinho ajudou e tenho de lhe agradecer por isso” revelava na altura o piloto.
O Ford Escort cumpriu as restantes classificativas, mas deixava avisos com a temperatura a subir, devido ao calor que se fez sentir ao longo do dia.
Como o carro foi equipado com um novo motor, a equipa decidiu não arriscar e desistiu a duas classificativas do fim por percussão, para não danificar o propulsor.