O Marítimo entra na I Liga portuguesa de futebol de 2015/2016 focado em voltar às competições europeias com uma equipa já sem Danilo, mas que contratou Tiago Rodrigues.
Ao contrário de 2014/2015, o comando da equipa técnica não sofreu alterações e Ivo Vieira mantém-se à frente da formação madeirense após ter sido adjunto de Leonel Pontes, que saiu dos ‘verde-rubros’ a 02 de março.
Depois de ter assumido o cargo de treinador, Ivo Vieira perdeu apenas três dos treze jogos realizados, tendo levado o Marítimo, pela primeira vez, à final da Taça da Liga, perdida para o Benfica (2-1), em Coimbra.
A maior mudança no plantel aconteceu no meio-campo, onde o destaque maritimista das duas últimas épocas, o internacional português Danilo Pereira, rumou para o FC Porto, deixando um buraco ainda por preencher na posição de trinco.
O regresso de Bruno Gallo aos brasileiros do Vasco da Gama e a transferência do alemão Patrick Bauer para o Charlton, do segundo escalão do futebol inglês, foram outras saídas de peso registadas.
Também deixaram a Madeira Kaj Ramsteijn, Gegé, Igor Rossi, Cristian Alex, Micolta, Vidales, Theo Weeks e Ebinho, dispensados por Ivo Vieira. Nota ainda para Luís Olim, que pendurou as chuteiras ao fim de 24 anos de futebolista ao serviço dos ‘Leões do Almirante Reis’.
Já o avançado Marega, autor de oito golos em 16 partidas, desde que chegou em janeiro, está a despertar a cobiça de vários clubes e é a grande incógnita do plantel até ao momento.
Com um orçamento de 4,5 milhões de euros, a entrada mais mediática chegou por empréstimo do FC Porto. Tiago Rodrigues assinou por um ano, após ter representado o rival insular Nacional na segunda metade de 2014/2015.
O internacional arménio Gevorg Ghazaryan, proveniente dos gregos do Kerkyra, é outro dos destaques nas contratações efetuadas no verão, sendo o primeiro jogador dessa nacionalidade a atuar na I Liga.
Deyvison (ex-Tondela), Dirceu (ex-Londrina, Brasil), Lynneeker (ex-Cruzeiro, Brasil), Diallo (ex-Académica) e Bamba (ex-Wydad Fes, Marrocos) são outras das novidades, mas o presidente Carlos Pereira já garantiu que vão entrar mais três reforços.
O Marítimo também decidiu apostar na formação, com Ivo Vieira a promover Diney e Vítor Barata da equipa B, que desceu este ano ao Campeonato Nacional de Seniores (CNS).
Depois do nono lugar alcançado na época anterior, a meta passa novamente por ficar entre os cinco primeiros lugares e assegurar a consequente qualificação para as competições europeias, o que não acontece desde 2012/2013.
O arranque na I Liga fica marcado com um dérbi madeirense, que se disputa no domingo na casa do recém-promovido União. A estreia nos Barreiros ocorre na segunda jornada, com a receção ao FC Porto, a 22 de agosto.