A comissão especializada permanente da Economia, Finanças e Turismo da Assembleia Legislativa da Madeira decidiu hoje por unanimidade ouvir várias entidades para avaliar a "operacionalidade do Aeroporto Internacional da Madeira — Cristiano Ronaldo".
O presidente da comissão, o social-democrata Carlos Rodrigues, referiu que o requerimento de audição parlamentar apresentado pelo partido visa chamar ao parlamento regional responsáveis por entidades como a Associação Nacional da Aviação Civil (ANAC), a Aeroportos de Portugal (ANA), a Navegação Aérea de Portugal (NAV), a Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea e representantes da Boeing e da Airbus.
Carlos Rodrigues adiantou que podem ser acrescentadas outras entidades consideradas pertinentes para abordar este assunto.
O PS/Madeira tinha apresentado um requerimento com o mesmo objetivo, mas para ouvir o secretário da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, que hoje cessou funções no executivo madeirense, pelo que "por impossibilidade física", e visto que o deputado socialista faltou à reunião da comissão, a proposta vai ser "deixada no congelador".
Neste encontro, os deputados agendaram para a próxima quarta-feira uma audição parlamentar do presidente do conselho de administração da Madeira Parques Empresariais.
No mesmo dia vão ouvir as propostas para o Orçamento Regional 2018 apresentadas pela Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF).
Os deputados também aprovaram na especialidade, com a abstenção do PSD e os votos favoráveis dos restantes partidos, o projeto de proposta de lei à Assembleia da República, da autoria do JPP, que cria a tarifa social de fornecimento de energia elétrica na região.
LUSA