A Thales anunciou que estabeleceu o primeiro contacto via rádio com o satélite Aeros MH-1 às 14:54 desta terça-feira noticia o Expresso.
Este primeiro contacto põe fim às duas semanas de espera em que o satélite esteve incomunicável e sem localização apurada depois de ser lançado no espaço a 4 de março.
Por mera coincidência, a deteção do satélite português chega apenas minutos depois de a mesma Thales ter enviado declarações oficiais e feito o ponto da situação com o Expresso, em que admitia que a localização do satélite poderia demorar semanas.
Fonte oficial da Thales informou que o teleporto da Ilha de Santa Maria, nos Açores, conseguiu estabelecer hoje comunicações com o satélite, que confirmam a identificação do Aeros MH-1.
Nas próximas semanas, a Thales deverá começar a fazer alguns testes com comunicações com o satélite para apurar se todos os equipamentos estão a operar como desejado.
Só depois deste diagnóstico remoto, o Aeros MH-1 deverá começar a captar imagens com câmara hisperspectral e recolha de dados por rádio, a partir de etiquetas colocadas em animais marinhos.