A comissão política do PS-Madeira considerou que os "excelentes" resultados do partido a 1 de outubro evidenciam a "confiança dos madeirenses" para dentro de dois anos o partido se apresentar como alternativa de governação na região.
Após a reunião desta noite deste órgão do PS-Madeira, o porta-voz do encontro dos socialistas insulares, destinado a analisar os resultados das eleições do passado domingo, Gil França, salientou que o partido "ganhou" quatro dos municípios do arquipélago, liderando o projeto ‘Confiança no Funchal’, encabeçado por Paulo Cafôfo, Machico (Ricardo Franco), Porto Moniz (Emanuel Câmara), Machico (Ricardo Franco) e pela primeira vez colocou uma mulher na governação autárquica na Madeira, na Ponta do Sol, Célia Pessegueiro.
"O que significa que o PS, através dos seus excelentes autarcas, ganhou a confiança dos madeirenses", declarou Gil França.
Após o encontro, o dirigente socialista madeirense considerou que "a coisa mais natural é prosseguir este caminho para dentro de dois anos o PS possa encetar a conquista de uma mudança de governo" na Madeira.
No entender do PS-Madeira, o resultado eleitoral do passado domingo "evidencia que dentro de dois anos, esta maioria esgotada, ultrapassada do PSD, que foi derrota da pela maioria da população madeirense nestas eleições, corre todos o risco de ser derrotada pelo PS" nos próximos sufrágios.
Também opinou os madeirenses já não vão em histórias de "cavalos de Tróia", opinando que "um partido ou tem um candidato para presidente do Governo ou não tem um candidato".
No entender da comissão política regional do PS-Madeira, o partido neste arquipélago tem de estar "atento, coeso, sem experimentalismos do tipo de feitiçaria da laboratório" para conseguir atingir o objetivo de derrotar o PSD nas próximas legislativas.
LUSA