O arquipélago da Madeira mantém-se hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Costa Sul do arquipélago da Madeira e Porto Santo estão sob aviso amarelo devido à previsão de persistência de valores elevados da temperatura máxima, desde as 23:00 de quarta-feira e até às 18:00 de hoje.
De acordo com o IPMA, também o distrito de Faro vai estar sob aviso amarelo devido ao tempo quente, com persistência de valores elevados da temperatura máxima, com o alerta a vigorar entre as 09:00 de sexta-feira e as 19:00 de sábado.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.
O IPMA prevê para hoje no arquipélago da Madeira céu com períodos de muita nebulosidade, e períodos de chuva fraca para o final do dia, mais prováveis nas vertentes norte e zonas montanhosas.
O vento soprará fraco a moderado (10 a 25 km/h) de nordeste, tornando-se moderado (25 a 35 km/h) a partir da tarde, e moderado a forte (30 a 45 km/h) nas zonas montanhosas.
Quanto ao estado do mar, na costa norte prevê-se ondas de norte com 1,5 a 2 metros, passando a ondas de nordeste, enquanto na costa sul as ondas serão de sueste com 1 metro.
A temperatura da água do mar irá oscilar entre os 23/24 graus Celsius.
No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 21 e 27 graus Celsius.