A oitava edição do congresso de Educação Artística da Madeira começa quarta-feira, no Funchal, visando promover o debate sobre algumas temáticas que estão relacionadas com a realidade desta matéria, anunciou hoje o governo madeirense.
A conferência de abertura conta com a presença do secretário da Educação da Madeira, Jorge Carvalho, decorrendo o programa na escola Dr. Horário Bento Gouveia, numa sessão durante a qual vão ser entregues certificações Escola Educamedia e o Prémio Educação Artística 2017.
A mesma nota destaca que o programa "pretende ter como base questões atuais e pertinentes e levar professores, investigadores, estudantes, gestores e administradores educativos, artistas, animadores culturais, animadores de serviços educativos dos museus, agentes culturais e demais interessados nas questões educativas, a debater sobre algumas temáticas que, direta ou indiretamente, estão relacionadas com a realidade da educação e das artes, no geral".
"Educação com futuro" é o tema da conferência que, na quarta-feira, vai ser proferida por Jorge Rio Cardoso, focando, entre outros aspetos, o problema do insucesso escolar e a motivação.
Uma visão alargada da educação artística enquanto meio privilegiado para permitir a ligação com os princípios destacados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), com a realidade escolar e as práticas letivas serão aspetos em relevo nos três temas em debate.
Os temas em causa são "Será a arte imprescindível? — Função da Arte na construção da identidade", "A saúde nas/das artes — as artes e a saúde da profissão docente" e "Os alunos de hoje em dia não têm nada a ver com os de outros tempos".
O programa inclui ainda cinco painéis de comunicações livres, com temáticas variadas e a participação de mais de 20 oradores, a maioria de fora da região.
O congresso prevê ainda com sete oficinas diárias em áreas artísticas e outras gerais, momentos artísticos, visualização de documentários e de curtas-metragens, uma feira de edições e atividades sociais.
LUSA