O tenista italiano Jannik Sinner recuperou hoje de uma desvantagem de dois ‘sets’ diante do russo Daniil Medvedev e, após uma longa batalha em Melbourne Park, conquistou o primeiro torneio do Grand Salm da carreira.
As bancadas da Rod Laver Arena encheram-se com cerca de 15 mil pessoas para assistir à final do primeiro ‘major’ da temporada e, apesar de um início avassalador do moscovita, que ameaçou fechar rapidamente em três partidas, o jovem transalpino, de 22 anos, conseguiu fazer a festa no final, ao cabo de cinco ‘sets’ pelos parciais de 3-6, 3-6, 6-4, 6-4 e 6-3.
Medvedev, número três mundial, apresentou-se hoje no principal palco de Melbourne Park com mais seis horas de jogo do que Sinner, mas entrou em ‘court’ com a lição muito bem estudada frente a um adversário com quem havia perdido os últimos três encontros disputados em 2023 e, graças a um elevado nível de jogo e uma estratégia diferente da habitual, ganhou facilmente uma vantagem confortável no marcador (2-0).
Apesar de muitas dificuldades para encontrar soluções para travar o jogo mais atacante e pressionante do russo, a servir muito bem e infalível à rede, o transalpino, quarto colocado no ‘ranking’ ATP, começou a tentar prolongar os pontos, a variar mais o jogo e a tentar desgastar o adversário, que cedeu o primeiro e decisivo ‘break’ no 10.º jogo da terceira partida.
Mais confiante e assertivo, Jannik Sinner, a disputar a sua primeira final de um torneio do Grand Slam, ganhou ascendente sobre o campeão do Open dos Estados Unidos em 2021, cada vez mais desgastado fisicamente, e acabou por conseguir igualar a partida (2-2) com novo ‘break’ no 10.º jogo.
No derradeiro ‘set’, Daniil Medvedev continuou a lutar para tentar à terceira final, após 2021 e 2022, levar a melhor, mas Jannik Sinner, depois de quebrar o adversário no sexto jogo, não cedeu mais no ritmo de jogo e, após três horas e 44 minutos, tornou-se o terceiro italiano a conquistar um título do Grand Slam, depois de Adriano Panatta (Roland Garros, em 1976) e Nicola Pietrangeli (Roland Garros, em 1959 e 1960).
Enquanto Medvedev, ex-número um do mundo, se tornou o primeiro jogador da história a perder duas finais do ‘Happy Slam’ com uma vantagem de dois ‘sets’, após a cedida anteriormente perante Rafael Nadal, o italiano sagrou-se no mais jovem campeão do Open da Austrália desde Novak Djokovic, em 2008.