Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Equipa PT Racing, em comunicado, esclarece as razões da desistência de Rui Jorge Fernandes no Rali Vinho Madeira com o Peugeot 208 R2
Desporto 08 ago, 2017, 20:04

Equipa PT Racing, em comunicado, esclarece as razões da desistência de Rui Jorge Fernandes no Rali Vinho Madeira com o Peugeot 208 R2

COMUNICADO PT RACING – PAULO ANTUNES

Para além de qualquer contrato…

Muito se fala e discute que em qualquer transação comercial, e para que ambas as partes estejam salvaguardadas, que deve existir um contrato, válido judicialmente, que em caso de litígio, possa defender ambas as partes envolvidas no negócio… 

Mas, já o meu pai me dizia que todas as palavras escritas são vãs, quando as pessoas são sérias, educadas e determinadas em respeitar, seja de que forma for o que foi acordado, escrito ou não.
Mais vale a palavra do HOMEM do que cem linhas de um suposto intercâmbio negocial mas, isso é quando os negócios são tratados entre HOMENS sérios e determinados a cumprir o que foi acordado seja quais forem as circunstâncias que possam suceder…

E neste mundo dos automóveis, tudo pode aparecer.

Este é um desporto em que a máquina, na maior parte das vezes dita os resultados, independentemente da vontade e habilidade de quem o conduz e, quem está há tanto tempo nos automóveis, deve saber melhor que ninguém que por vezes o material novo colocado antes de qualquer prova não é garante que este possa resistir e não ceder durante o esforço, caso contrário as equipas de fábrica com grandes orçamentos e com possibilidades de estrear componentes novos em cada prova não estavam sujeitos a quebras e avarias impeditivas dos resultados pretendidos.

Ora no recente Rali Vinho da Madeira a equipa da PT Racing, apresentou-se à partida com várias unidades alugadas a pilotos locais, que como habitualmente foram sujeitas a profundas revisões, que permitissem encarar esta dura prova com a tranquilidade habitual com que esta equipa credenciada o faz.

Uma destas viaturas, um Peugeot 208 R2 foi subalugado a outra estrutura, acima de qualquer suspeita, e que foi Campeã Nacional em 2016.

Esta unidade que apenas havia cumprido dois ralis do nacional e duas provas do regional até ao momento, é uma unidade completamente nova e finalizada de construir em 2017, e que nos oferecia todas as garantias, não só ao nível da sua preparação como, em relação ao estado de uso das suas unidades mecânicas.

Foi esta unidade que após completamente revista pela PT Racing, foi cedida ao Sr. Rui Jorge Fernandes filho do consagrado piloto Rui Fernandes, por quem até ao momento nutríamos a nossa maior e mais sincera admiração e respeito.

Após algumas questões de somenos importância levantadas pelo piloto sobre a origem do carro, pelo qual nos responsabilizámos completamente, pois estávamos conscientes do produto que estávamos a pôr à disposição da equipa. Efetuaram-se testes exaustivos de adaptação até que o piloto encontrasse o set up ideal para a sua condução.

E pelos vistos a unidade cedida esteve de acordo com as expectativas pois a equipa desde o início se cotou como a mais rápida da classe RC4 e depressa chegou a liderança das duas rodas motrizes, rodando claramente nos 20 primeiros da tabela da classificação geral.

Esta diferença foi aumentando até que á partida para o último dia de prova se cifrava em mais de 2 minutos!!!

Será que este carro tinha o motor “cansado” e uma relação de caixa inadequada como chegou a ser posto em causa?

A PT Racing, antes da prova começar, num briefing com todos os seus pilotos, recomendou vivamente que estes verificassem o aperto das rodas da viatura, frequentemente pois, existe tendência para que os pernes de roda aliviem com o aquecimento.

Para tal todos os carros estavam dotados de chave e rodas manual e de pistola de impacto elétrica onde estava acoplada chave de caixa da medida e tamanho necessários à operação a efetuar, não havendo portanto qualquer impedimento para o facto desta operação não poder, por mera precaução, ser efetuada, como pedido da equipa técnica.

Inadvertidamente e sem cautela a equipa do piloto Rui Fernandes que liderava a prova com vantagem suficiente para poder gerir o seu avanço na última etapa, não efetuou a reaperto solicitado, evocando para o facto, não existir na viatura uma chave de rodas própria para o efeito.

Por outro lado, a assistência técnica e verificação devida dos varios componentes da viatura sempre que a mesma ia ao parque de assistência, sempre foi responsabilidade do Team Vespas, ou seja, a viatura a pedido do piloto esteve sempre a cargo da refrida equipa desde o inicio da prova, quinta feira, até ao ultimo parque de assistência anterior à desistência.

Assim no decorrer da 15º classificativa, e pela certa, devido ao alívio do aperto dos pernes de roda da frente esquerda, estes foram degolados e a roda saltou fora deixando o carro imobilizado em plena classificativa o que levou ao consequente abandono da equipa. 

Desta situação infere-se várias conclusões das quais nas mais importantes figuram a falta de preocupação com o aviso de reaperto feito pela equipa técnica e a falta de atenção com o equipamento que estava a bordo da viatura. 

Desta forma, e lamentavelmente, uma prova sem problemas mecânicos, técnicos ou de logística, com uma viatura que permitiu à equipa cumprir os seus objetivos e rodar sempre a frente da sua classe e dos carros de duas rodas motrizes transformou-se num pesadelo com a desistência a 4 classificativas do fim.

Mas o pior estaria para vir quando, denegrindo a imagem da equipa que alugou a viatura de prova e, eventualmente a equipa que construiu e preparou este Peugeot 208 R2, a equipa do piloto Rui Jorge Fernandes representando o Team Vespas se recusou, sem mais conversas a não regularizar o acordado, nomeadamente a gasolina, e o transporte da viatura e, viatura de assistência para o Continente (que estava acordado), que, quando foram para ser embarcados tinham ordem expressas para o não fazer por falta de pagamento.

Há muitos anos que lidamos com corridas, com automóveis de corrida, com ralis, velocidade, autocross e enfim tudo o que tenha rodas…

Há muitos anos, porque é essa a nossa paixão, enquanto piloto que o fomos com notoriedade, e agora enquanto preparador, emprestando a mesma qualidade e seriedade que pusemos em todas as nossas participações…
Fomos campeões, fomos na estrada e fora dela.

Fomos sérios e competitivos.

Mas fomos acima de tudo HOMENS de palavra e só sabemos lidar com a vida dessa forma!!!

Antes de ganhar qualquer coisa na vida há que ganhar respeito por quem trabalha e ser educado na premissa que para ser Campeão passa primeiro por ser HOMEM

PT Racing
Paulo Antunes

Pode também gostar

Imagem de Danny não volta ao futebol (vídeo)

Danny não volta ao futebol (vídeo)

Imagem de Segurança Social recuperou um milhão de euros de dívidas em 15 dias

Segurança Social recuperou um milhão de euros de dívidas em 15 dias

Imagem de Covid-19: Europa marca regresso a aulas presenciais para setembro com preocupações

Covid-19: Europa marca regresso a aulas presenciais para setembro com preocupações

Imagem de Festival do Atlântico leva milhares de pessoas à baixa do Funchal

Festival do Atlântico leva milhares de pessoas à baixa do Funchal

Imagem de Orgulhosos de vencer a Corrida de São Silvestre do Funchal (áudio)

Orgulhosos de vencer a Corrida de São Silvestre do Funchal (áudio)

Imagem de Confinamentos pioraram casos de osteoporose

Confinamentos pioraram casos de osteoporose

Imagem de Trijato é um novo portal de turismo na internet (Vídeo)

Trijato é um novo portal de turismo na internet (Vídeo)

Imagem de Avião da Força Aérea espanhola já está no Porto Santo (vídeo)

Avião da Força Aérea espanhola já está no Porto Santo (vídeo)

Imagem de Miguel Silva é o cabeça de lista da Alternativa 21 (áudio)

Miguel Silva é o cabeça de lista da Alternativa 21 (áudio)

Imagem de «Não foi uma avaria, foi uma coincidência má para nós» (vídeo)

«Não foi uma avaria, foi uma coincidência má para nós» (vídeo)

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025