O treinador do Marítimo, Daniel Ramos, disse hoje esperar que a equipa esteja focada na receção de terça-feira do Paços de Ferreira, na jornada inaugural da I Liga portuguesa de futebol.
Após a vitória de 2-0 perante os búlgaros do Botev Plovdiv, que ditou a passagem ao ‘play-off’ da Liga Europa, o técnico pretende uma mudança de ‘chip’ nos jogadores por o próximo jogo ser de uma prova diferente.
"Esta mudança de competição faz com que a equipa precise de mudar o ‘chip’, de se automotivar e de ter a consciência de que são competições diferentes. O que eu peço aos jogadores é que deixem de pensar na Liga Europa e passarmos a pensar no próximo adversário, que é do campeonato", afirmou na conferência de imprensa de antevisão.
A exibição na partida europeia agradou a Daniel Ramos, que focou a preparação da estreia na I Liga na condição física dos atletas, tal como no aspeto mental.
Para o jogo nos Barreiros, o Marítimo tem apenas um resultado em mente perante a formação dos ‘castores’, a quem deixou elogios pela maneira como se reforçou.
"A perspetiva é sempre positiva. Uma ideia de não facilitismo no jogo e com total respeito pelo Paços de Ferreira. Queremos arrancar o campeonato a vencer no nosso estádio, perante a nossa massa associativa. Conhecemos muito bem o Paços, que se apetrechou bem, é uma equipa bem organizada e que está preparada para pressionar", referiu.
O mês de agosto promete dar muito ao trabalho aos insulares, com o calendário repleto de compromissos, o que traz alguma preocupação.
"Até setembro, não temos paragens, por isso, é sempre jogar a meio da semana e no fim de semana. Espero que a equipa dê uma boa resposta, mas até estou um pouco preocupado porque preciso de todos os jogadores, não podemos perder ninguém", salientou.
Com isso, o técnico dos verde rubros espera que a situação de Ibson fique resolvida nos próximos dias e admitiu que a indisponibilidade do brasileiro não agrada. O reforço dos madeirenses tem problemas burocráticos por esclarecer com o anterior clube, os cipriotas do Ermis Aradippou.
A nova época marca também a introdução do vídeo-árbitro, sistema aprovado por Daniel Ramos, por poder corrigir "erros graves que não eram detetados", embora o técnico também considere que a "fronteira entre o certo e o errado é ténue e difícil de avaliar".
O horário da partida, marcada para as 16:00 horas, também mereceu o comentário de Daniel Ramos, que preferia jogar à noite e que salientou que quem saiu prejudicado foi o Marítimo e os seus adeptos.
O técnico verde-rubro chamou 19 futebolistas para o encontro nos Barreiros, entre os quais dois estreantes: Fábio Pacheco e Fabrício, que foram hoje convocados pela primeira vez no Marítimo. De fora ficam os lesionados Coronas, Fábio China, Lundberg e Ghazaryan.
Lista de 19 convocados:
– Guarda-redes: Charles e Amir.
– Defesas: Bebeto, Pablo, Zainadine, Diney e Luís Martins.
– Médios: Gamboa, Erdem Sen, Jean Cléber, Éber Bessa, Fábio Pacheco e Fabrício.
– Avançados: Edgar Costa, Ricardo Valente, Piqueti, Gildo, Rodrigo Pinho e Everton.
O Marítimo recebe o Paços de Ferreira pelas 16:00 horas de terça-feira, com arbitragem de Manuel Oliveira, da Associação de Futebol do Porto, e com Hélder Malheiro, da Associação de Lisboa, no vídeo-árbitro.