O avião da Força Aérea Portuguesa KC-390, da Esquadra 506-Rinocerontes, regressou hoje à Madeira às 14h50 para cumprir a rendição das tripulações do EH-101 Merlin e do C295, aeronaves da Força Aérea Portuguesa que operam na Madeira e Porto Santo.
A Esquadra 506 – ‘Rinocerontes’ foi criada em maio de 2023 e tem sede na Base Aérea N.º 11, em Beja, com objetivo de operar o avião KC-390 em missões de transporte aéreo, reabastecimento aéreo e combate a incêndios.
O KC-390 foi um dos aviões adquiridos por Portugal à Embraer, empresa brasileira, resultado de um investimento de 827 milhões de euros. A aeronave foi apresentada a 19 de outubro de 2022, mas apenas entrou em operação um ano depois. O avião conta ainda com componentes produzidas em Portugal, mais precisamente nas antigas fábricas da Embraer, em Évora, e na OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca do Ribatejo.
Esta não é a primeira vez que o KC-390 faz uma aterragem no Aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira, uma vez que a primeira viagem da aeronave da Força Aérea Portuguesa ao território regional realizou-se em novembro.