A Câmara Municipal do Funchal aprovou ontem, por unanimidade, dois projetos, no valor de quatro milhões de euros, para a consolidação dos taludes em estradas que foram afetadas pelos incêndios de agosto de 2016.
"O que estamos a fazer é os projetos e as peças de procedimento para uma candidatura ao financiamento da União Europeia", informou o presidente da autarquia, Paulo Cafôfo, após a reunião do executivo camarário.
As intervenções terão lugar na Estrada Comandante Camacho de Freitas e no Caminho dos Tornos, sendo que este último se encontra interdito à circulação automóvel desde agosto de 2016, devido ao elevado grau de perigosidade no que toca à queda de pedras.
"São investimentos avultados", vincou Paulo Cafôfo, revelando que a empreitada do Caminho dos Tronos está avaliada em 1,8 milhões de euros e da Estrada Comandante Camacho de Freitas em 2,2 milhões de euros.
O executivo camarário, liderado pela coligação Mudança (PS, BE, PTP, MPT e PAN), aprovou, por outro lado, a abertura do concurso, no valor de 500 mil euros, para a obra de ampliação de uma vereda nas zonas altas da freguesia de Santo António, a mais populosa do concelho do Funchal.
"Estamos a falar no alargamento da Vereda da Freirinha e na instalação de redes de água e de saneamento básico", explicou Paulo Cafôfo, realçando que esta obra é há muito reivindicada pela população local.
"Isto demonstra a atenção que temos tido com a qualidade de vida nas zonas altas, nomeadamente em dois problemas estruturais: as acessibilidades e o saneamento básico", salientou o autarca.
LUSA