O consórcio responsável pela operação do avião cargueiro entre Lisboa e o Funchal, que hoje efetuou o voo inaugural, anunciou que vai estabelecer acordos com outras companhias aéreas para colocar os produtos madeirenses em vários mercados europeus.
"O nosso voo, que hoje inaugurámos, não é um voo entre o Funchal e Lisboa. É um voo entre o Funchal e o continente europeu", realçou António Beirão, da ALS, uma das empresas que constituem o consórcio Madeira Air Integrated Solutions (MAIS), juntamente com a companhia aérea espanhola Swiftair e a empresa logística madeirense Loginsular.
António Beirão falava aos jornalistas no Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, em Santa Cruz, onde o avião cargueiro aterrou com uma hora de atraso, às 09:30, sendo o primeiro a fazê-lo desde segunda-feira, devido aos ventos fortes que estão a condicionar as operações aeroportuárias.
O responsável disse que a Swiftair já está a estabelecer acordos com outras companhias, para que, depois de Lisboa, possa haver as "melhores ligações" com o resto da Europa, para onde serão exportados produtos regionais como pescado, carne, flores e frutos.
O avião tem capacidade para transportar oito toneladas e a operação está programada para decorrer de terça-feira a sábado, com chegada ao Funchal às 08:30 e partida para Lisboa às 14:15, sendo que o custo de transporte ronda um euro por quilo.
"Este consórcio foi constituído à margem de toda a ajuda pública", realçou António Beirão, vincando que não consta do plano, nos próximos três anos, "qualquer intervenção e qualquer ajuda pública".
O Governo Regional manifestou-se, por seu lado, "muito satisfeito" com o início da operação do avião cargueiro, considerando-a um "objetivo muito importante" para a economia da Madeira.
"Espero que os empresários aproveitem estas condições excecionais, que é termos um avião cargueiro", disse o secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, sublinhando a importância sobretudo para o sector da aquacultura, onde a produção deverá atingir em breve as 3.500 toneladas anuais.
No voo inaugural da Swiftair, o avião transportou carga inferior a metade da sua capacidade, destinada aos CTT — Correios de Portugal e a empresas dos ramos comercial e industrial.
LUSA