O número de carros elétricos e híbridos em circulação na Madeira ultrapassou os 100 no início deste ano e a rede de postos de carregamento, que é gratuito até 2018, continua a ser alargada, informou hoje o Governo Regional.
"Acabámos de instalar mais um posto de carregamento na Avenida Sá Carneiro, com características que o colocam como do mais avançado que há no setor, e temos previsto para breve abrir mais dois postos, um na Ribeira Brava, outro em Machico", disse o secretário da Economia, Turismo e Cultura.
Eduardo Jesus falava no âmbito da apresentação da Estratégia Regional Para a Promoção da Mobilidade Elétrica, no Funchal, um documento em que estão definidas várias medidas de sensibilização e divulgação dos benefícios da utilização de veículos elétricos, a nível doméstico e empresarial.
"A Madeira já atingiu os 30% de produção de energia renovável e até 2020 será possível atingir os 50%, o que é uma cifra extremamente importante para uma região com estas características", afirmou o governante, vincando que "só tem sido possível avançar a esta velocidade" com a ajuda de dois "parceiros fundamentais": a Empresa de Eletricidade da Madeira e a Agência Regional de Energia.
Eduardo Jesus revelou, por outro lado, que o executivo vai investir na criação de carreiras de transportes público movidos a eletricidade, nomeadamente na ilha do Porto Santo, no corredor da Estrada Monumental, onde se situa a maioria dos hotéis do Funchal, e na ligação direta entre a capital madeirense e o aeroporto, no concelho de Santa Cruz.
LUSA