A Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) chumbou hoje, com o apoio da maioria do PSD, o voto de protesto apresentado pelo Partido Trabalhista Português (PTP) "pelas condições e risco de desmoronamento do Hospital dos Marmeleiros".
O voto de protesto do PTP lembra estudos realizados, quer pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), quer pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que concluíram pela existência de movimentações de terras na zona e consequente risco de desmoronamento sobretudo após o temporal de 20 de fevereiro de 2010.
Devido a essa constatação, o parque de estacionamento do Hospital dos Marmeleiros ficou interdito a viaturas.
O PTP lembra ainda que o próprio secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, em sede da ALM, admitiu a necessidade de haver "obras urgentes" naquela infraestrutura de saúde, construída no período da Primeira Guerra Mundial.
O deputado do PSD, Paulo Freitas, reconheceu haver necessidade de obras e de criação de melhores condições nos Marmeleiros, referindo que o Governo Regional já tinha alocado "meio milhão de euros para obras no exterior do edifício", classificando o discurso da deputada Raquel Coelho, do PTP, de "deprimente e depressivo".
Paulo Freitas realçou ainda que os terrenos circundantes ao hospital são regularmente monitorizados.
O deputado independente Gil Canha (ex-PND) lembrou, a este propósito, que houve milhares de euros para campos de futebóis e festas nos últimos 40 anos de governação do PSD: "depois de 40 anos de bailarico e de festas com camarão e vinho seco é que se lembraram dos hospitais".
O deputado do CDS-PP e médico, Mário Pereira, ao abordar as más condições do Hospital do Marmeleiros, denunciou haver "infiltração de esgotos que cai diretamente na sala de esterilização".
O voto de protesto teve o apoio do JPP, PS, PCP, BE, PTP e do deputado independente (ex-PND) e a abstenção do CDS-PP.
Os 24 deputados do PSD, numa Assembleia com 47 parlamentares, votaram contra, chumbando, assim, o alerta do PTP.
LUSA