A lancha hidrográfica da Marinha Portuguesa “Auriga” está na Madeira até final de agosto no âmbito de uma missão científica, foi ontem divulgado.
De acordo com a informação, a embarcação está na Região desde o dia 6 de julho e "durante a permanência" no arquipélago vai realizar "várias atividades de âmbito técnico e científico", destacando a manutenção da boia para a medição da altura das ondas, situada nas Ilhas Selvagens.
Também vai realizar "um estudo geomorfológico e de caracterização do substrato marinho para colocação de um cabo elétrico entre as ilhas da Madeira e de Porto Santo para a empresa de eletricidade da Madeira", colocar no fundo do mar dois equipamentos para medição de correntes marítimas (correntómetros acústicos) e efetuar uma campanha de colheita de dados da coluna de água e sedimentos, com a colaboração do Observatório Oceânico da Madeira (OOM), adianta.
A mesma nota menciona que desde que chegou à Madeira, a “Auriga” participou, em colaboração com meios salva-vidas e da Polícia Marítima, num exercício de salvamento marítimo onde foi utilizado o sistema "Costa Segura" da Autoridade Marítima.
LUSA