Teve início esta manhã, a fase final da Gold Cup da Star Sailors League, com a realização das primeiras regatas dos quatro grupos que compõem os 1/32 avos de final.
Assim, hoje pelas 12:30, com ventos fracos do quadrante nordeste, foi dada a largada para uma regata no formato bolina/popa. Para a Equipa dos Navegadores, não foi a melhor largada, tendo inclusive de virar de bordo para ter vento limpo logo nos primeiros segundos da regata. Mas fruto de uma boa leitura dos saltos de vento que, entretanto, foram surgindo, e de uma aproximação à primeira bóia magistral, lideravam por escassos segundos no início da popa, liderança esta que estenderam ligeiramente ao longo dessa perna de regata.
Na rodagem da popa para a bolina, tiveram alguns problemas e acabaram por não conseguir cobrir o barco chileno que seguia um pouco mais atrás. Com isso, perderam um pouco o ritmo do campo de regatas e foram perdendo terreno, chegando no final dessa segunda bolina em terceiros, já com alguma distância do primeiro, mas ainda perto o suficiente da embarcação de Cuba para tentarem subir uma posição. Conseguiram efectivamente ganhar algum barlavento ao barco cubano e quando este cambou, Portugal cambou em cima, cobriu-o bem e acabo passando para segundo, posição que manteve até ao final dessa regata, terminando assim atrás do Chile. Na derradeira posição, ficou a Estónia. Todos os quatro grupos lograram realizar uma regata hoje, cumprindo-se assim o programa previsto.
Amanhã as embarcações voltam ao mar pelas 10:00, com a primeira largada a ocorrer às 11:00. As previsões são em tudo semelhantes às encontradas hoje, pelo que se prevê mais uma jornada intensa de regatas. Esta fase desenrola-se até ao dia 14 de Novembro, altura em que as duas melhores embarcações de cada grupo passarão para a fase seguinte, os 1/16 de final.