Há pelo menos uma década que está em estudo o projeto de instalação de uma ligação elétrica por cabo submarino entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo.
A pedido da Empresa de Eletricidade da Madeira (EMM) o navio da marinha portuguesa, Auriga, vai fazer um estudo do fundo do mar entre Madeira e Porto Santo, para saber da viabilidade de esticar este cabo.
José Cotrim, um quadro da EMM, refere que o Auriga vai dar uma ajuda preciosa em saber mais sobre a possibilidade de levar o projeto avante.
Estes estudos inserem-se no âmbito do projeto ‘Porto Santo Sustentável – Fossil Free Island’, aprovado pelo Governo Regional e servem também para saber da viabilidade técnica e económica do projeto, já que há um caso de referência que é a ligação da Espanha continental à ilha de Maiorca, com uma distância de 244 quilómetros.
No campo da possibilidade de ser feito, irá trazer vantagens para os dois lados, já que a tecnologia pode permitir muito mais que uma simples ligação.
Até ao final do mês de setembro deverá ficar concluído o projeto teórico. Se economicamente viável, só daqui a 3 anos estará literalmente no mar.