O emblemático café Golden Gate, no Funchal, conhecido pela “Esquina do Mundo” vai reabrir portas no domingo, depois de ter estado encerrado desde agosto de 2014 e de ter sido comprado em hasta pública.
A “Esquina do Mundo”, como ficou conhecido com o nome dado pelo escritor Ferreira de Castro, reabre portas oficialmente no domingo, dia 2 de julho, mas antes terá uma inauguração oficial com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira e demais entidades, no sábado, dia 1 de julho, pelas 19:30, dia da Região Autónoma da Madeira.
O café Golden Gate está instalado num edifício do século XIX e em agosto de 2014 fechou portas devido à insolvência da sociedade que o explorava.
A 22 de novembro de 2016 foi vendido em hasta pública por 4,748 milhões de euros à Sociedade Gold Medal, numa operação conduzida pelo Governo Regional da Madeira, após entendimento com o proprietário, o Millennium BCP.
Situado em plena baixa do Funchal, o Café Golden Gate ocupa uma fração do edifício com o mesmo nome, e o novo proprietário não poderá dar-lhe outro uso senão o de restauração, conforme constava do caderno de encargos.
Cerca de 70 profissionais darão corpo ao novo estabelecimento, que sofreu obras de remodelação e que continuará a ter os dois pisos e a esplanada que sempre o caracterizou.
Em termos de espaço interno, este foi redimensionado e adaptado para responder aos vários serviços que irá prestar, com recurso a materiais da época, garantindo os novos proprietários que foram sempre tidos em conta a importância da história e o que representa para a Madeira este espaço e, para o Funchal, em particular.
LUSA