"É uma grande honra receber o nosso conterrâneo Leonardo Jardim, que vai ser homenageado no próximo sábado, com a condecoração honorífica da Região Autónoma da Madeira, como exemplo de excelência que foi, é e continuará a ser", foram as palavras proferidas pelo presidente na Quinta Vigia.
O sucesso do treinador foi visto como uma "promoção direta" da ilha, pelo reconhecimento no território francês.
Miguel Albuquerque lembrou a "formação" do técnico, realizada na passagem pelo futebol madeirense, destacou o ano de sucesso de Leonardo Jardim, desejando felicidades para o futuro.
"A circunstância de ter sido campeão em França, depois de uma brilhante carreira de treinador, é motivo de orgulho para a região da Madeira", referiu, salientando que "todos os madeirenses" estão do lado do treinador.
Leonardo Jardim retribuiu o agradecimento e reforçou o papel determinante do Governo regional no início da sua carreira no futebol.
"É o reconhecer do trabalho, que começou aqui na Madeira, e não posso esquecer o projeto desportivo que o Governo regional teve na primeira fase da minha vida. Fico extremamente satisfeito que o Governo reconheça também o trabalho de outros madeirenses que fazem parte da equipa técnica", afirmou.
Aos 42 anos, o técnico do Mónaco salientou a evolução vivida na região antes de singrar a nível nacional e internacional.
O Presidente do Governo Regional da Madeira acredita que a carreira do técnico do Mónaco é uma "norma orientadora" para os mais novos, não só na área desportiva como em outras vertentes.
Leonardo Jardim lembrou os vários anos passados na II Divisão, quando estava na Madeira, e como teve de sair da ilha para tentar chegar "o mais longe possível".
"Quando saí da Madeira para o Chaves ganhar 50 por cento do que ganhava na Camacha, alguns chamaram-me de louco, mas fui para abrir portas em termos de futuro e estou satisfeito com essa aposta", recordou.
O técnico defende que os jovens madeirenses têm de optar por uma visão "global" e não apenas para a ilha, para correr atrás dos sonhos e objetivos.