Este serviço é transversal aos serviços clínicos do SESARAM. Este é um processo que está a ser desenvolvido em conformidade com as normas de segurança obrigatórias neste período.
O SESARAM, de forma gradual, está a recuperar funcionalidades da plataforma informática para o normal funcionamento dos serviços clínicos. Hoje, dia 11/08, o Conselho de Administração, Direção Clínica, Direção Enfermagem, ACES e entidades que estão a acompanhar o processo do ataque de que o SESARAM foi vítima, estiveram reunidos com Enfermeiros Gestores e dirigentes para lhes dar conhecimento da estratégia interna que está delineada para combater os constrangimentos causados pelo ataque informático.
O Serviço Regional de Saúde mantém o apelo aos utentes que se desloquem às unidades de saúde, por diferentes motivos, que se façam acompanhar de toda a informação clínica que tenham na sua posse, sejam relatórios de exames, análises clínicas, medicação ou notas de alta. No caso de o utente ser utilizador da aplicação móvel do Serviço Nacional de Saúde, solicita-se que seja disponibilizado ao médico o registo móvel, facilitando desta forma a prescrição habitual de medicação.