Rubina Leal fez esta revelação na cerimónia de encerramento das comemorações do "Dia do Bombeiro da Região Autónoma da Madeira", em Machico, promovida pela Federação de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira (FBRAM), que representa as dez corporações de bombeiros do arquipélago.
"Estamos a trabalhar no Estatuto Social dos Bombeiros e pensamos que, ainda este ano, tenhamos uma proposta para apresentar na Assembleia Legislativa da Madeira", revelou, salientando ser essa a melhor forma para atrair jovens à missão.
José Morais, representante da Liga de Bombeiros Portugueses, disse também que esta entidade continua igualmente a defender, perante o Ministério da Administração Interna, "a necessidade de um Cartão Social dos Bombeiros que congregue todos os benefícios sociais que todos têm direito desde há anos".
Indicou também que a Liga continua a defender o reforço da dotação financeira às associações humanitárias.
Rocha da Silva, presidente da FBRAM, lembrou que o Governo Regional tem vindo, progressivamente, a repor as dotações financeiras e a reforçar as unidades de meios humanos e técnicos, suspensas pelo Programa de Ajustamento Económico Financeiro.
O presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, anfitrião este ano das comemorações do "Dia do Bombeiro" pediu à tutela o fim dos entraves burocráticos colocados aos bombeiros voluntários que queiram ser profissionais.