João Aveiro Freitas é o novo médico especialista em medicina geral e familiar do Centro de Saúde do Estreito de Câmara de Lobos. Tem de 31 anos, é natural do Funchal e é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Realizou o internato médico no Centro de Saúde do Bom Jesus, no Funchal, e, desde o dia 29 de junho, passou a assumir a lista de utentes da anterior médica de família Mara Xavier. O recém-chegado especialista apresenta-se muito motivado para dar continuidade ao “excelente” trabalho realizado pela anterior colega “vou procurar servir a população o melhor possível, controlar da melhor forma a doença crónica, diagnosticar o mais cedo possível e fazer todos os rastreios disponíveis no sentido de prevenir situações no futuro”.
No Estreito de Câmara de Lobos, a experiência de João Aveiro Freitas está a ser “muito boa”, o médico diz ter encontrado uma população diferente daquela que estava habituado “uma população que gosta e usa mais o Centro de Saúde”, mas que tem se adaptado às novas exigências “com todo o coração”, “está a correr bem, tenho gostado e vou fazer o meu melhor”, acrescentou. Revela que a sua integração na nova equipa foi muito positiva “a equipa é muito acessível e me recebeu de braços abertos, o secretariado, a equipa de enfermagem e a equipa médica”.
A população residente no Jardim da Serra, passou também a contar com uma nova médica de família desde o dia 29 de junho. Carolina Martins é a nova médica do Centro de Saúde do Jardim da Serra, tem 32 anos e é natural da Ribeira Brava. Foi o gosto pela medicina na periferia e a sua experiência anterior que motivaram a escolha do Centro de Saúde do Jardim da Serra para iniciar funções como especialista “realizei o internato médico no Centro de Saúde de Câmara de Lobos e é uma população que tenho algum carinho”, “gosto de ter um contacto mais próximo das pessoas e, por esse motivo, optei por este centro de saúde”, revelou. Carolina Martins veio a assumir a lista de utentes da anterior colega, Tatiana Neves. A nova especialista mostra-se satisfeita com o seu local de trabalho, com a equipa e com a boa aceitação por parte da população. “Estas são ainda as minhas primeiras consultas, ainda estou a conhecer a população, mas a aceitação tem corrido muito bem”. Para a população, as palavras são de abertura e acolhimento “vou estar aqui para ajudar”, confidenciou.
Nos cuidados de saúde primários, a aposta é na prevenção da doença e na promoção da saúde, pilares essenciais para uma maior qualidade de vida da população. Os cuidados de proximidade continuam a ser uma aposta do Governo Regional que se mantém fortemente empenhado em abranger toda a população madeirense com médico de família.