A sociedade vendedora do imóvel, a CentroNovoFunchal S.A., é detida em cerca de 50% pelo fundo HLP, de quem a ECS Capital é a sociedade gestora, e em cerca de 40% pelo Grupo Oitante, em conjunto com outros acionistas minoritários. Neste negócio, o vendedor foi assessorado pela Uria Menéndez – Proença de Carvalho e NewCycle e o comprador contou com o apoio da RPE e Engexpor.
"Estamos muito satisfeitos por termos concretizado com sucesso a venda do Centro Comercial La Vie Funchal, que é um dos mais emblemáticos centros comerciais vendidos em Portugal nos últimos anos. O La Vie é um excelente exemplo de como um ativo de retalho bem gerido, estrategicamente localizado e com uma ótima performance, continua a captar o interesse de investidores institucionais.", afirma José Hermozilha, Head of Investment Properties da CBRE.
O La Vie Funchal é o principal centro comercial da Ilha da Madeira e conta com uma área de 16 mil metros quadrados, 68 lojas e 860 lugares de estacionamento.
Atualmente encontra-se totalmente ocupado, registando um footfall de cerca de 10 milhões de visitantes anualmente.
Dada a sua localização de excelência, beneficia de uma exposição muito interessante no mercado turístico, com cerca de 1,7 milhões de turistas que chegam à ilha por avião e 250 cruzeiros no espaço de um ano. Durante a pandemia, e com todas as restrições impostas na altura, este ativo comprovou a sua resiliência, tendo recuperado a sua atividade de uma forma muito positiva.
No que diz respeito a lojas, conta com várias insígnias de moda como a Cortefiel, Springfield, Massimo Dutti e Tiffosi e é ancorado por um hipermercado Pingo Doce e pela Worten, como principal retalhista de tecnologia. Além disso, oferece uma gama de opções de restauração variada, assim como um clube de fitness.
A Square Asset Management é a maior Sociedade Gestora Independente de Fundos Imobiliários em Portugal, com mais de 1,8 mil milhões de ativos sob gestão, em nome de investidores privados e institucionais.
No que diz respeito ao subsector dos centros comerciais, têm sido os compradores mais ativos em Portugal nos últimos cinco anos, com a aquisição de vários centros comerciais de referência desde 2017: Albufeira Terrace e C.C.C. Portimão (2017), CoimbraShopping (2018), portefólio de quatro