A GNR indicou este domingo que participou, em Itália, no resgate de 82 migrantes, em conjunto com a guarda costeira italiana, no âmbito da missão que está a realizar integrada na agência europeia de controlo de fronteiras Frontex.
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) refere que os militares da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) com a lancha de patrulhamento costeiro Bojador integraram, na madrugada de sábado, ao largo de Crotone, em Itália, numa operação de busca e salvamento de 82 migrantes, numa missão coordenada pela guarda costeira italiana no âmbito da operação conjunta da Frontex.
Segundo a corporação, a lancha da GNR foi accionada, cerca das 20h58 de sábado, após o alerta das autoridades italianas para um veleiro suspeito de transportar migrantes a bordo.
A GNR dá conta de que, às 4h30, foi detectada a embarcação e, cerca das 5h, foi iniciado o transbordo dos migrantes para bordo da embarcação da guarda costeira italiana, enquanto a lancha portuguesa, em conjunto com um navio mercante, auxiliou na tentativa de garantir a protecção no decorrer das manobras de resgate dada a forte agitação marítima que se fazia sentir.
Aquela força de segurança indicou ainda que a operação terminou às 12h10 com a chegada em segurança ao Porto de Rocella Jónica.
A Guarda Nacional Republicana, através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras e da lancha de patrulhamento costeiro Bojador, participa desde Março na operação conjunta "THEMIS 2023" – Itália, da Frontex, no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, para controlar os fluxos de migração e impedir a criminalidade transfronteiriça, que decorrerá até 12 de Julho.