De acordo com o boletim epidemiológico do Instituto de Administração da Saúde da Madeira (IAsaúde), a região tem um dos 285 casos de ‘hepatite A’ registados em Portugal.
Ao que a RTP Madeira apurou é um navegante belga, que viajava em embarcação própria, proveniente do sul de Espanha, acompanhado da mulher e da filha.
Apresentando nos últimos 10 dias um quadro clínico que configurava sintomas de uma gastroenterite, este belga quando chegou à marina do Funchal decidiu ir ao hospital onde fez as análise que confirmaram a doença. Este cidadão estrangeiro vai permanecer internado no hospital para receber tratamento e tem um quadro clínico favorável.
A inflamação do fígado causada pelo vírus, normalmente, não é grave. Os principais sintomas são formas leves de cansaço, dores no corpo, enjoo, vômitos, pele e olhos amarelados. Estes sintomas podem aparecer algumas semanas após o contato com o vírus e melhoram em cerca de 10 dias, mas podem durar até 3 ou 4 semanas.
Além do único caso de ‘hepatite A’ registado na Madeira, Portugal tem 4 casos registados nos Açores, 227 em Lisboa, 29 no norte, 10 no centro e 15 no sul do país.