Com esta medida, o executivo de Pedro Calado pretende reduzir a circulação de pessoas no município do Funchal, e aconselha os cidadãos a evitar deslocações para além do estritamente necessário, com particular atenção às recomendações da Proteção Civil Municipal.
Ainda esta tarde, o executivo camarário tomou a decisão de encerrar mais cedo os serviços administrativos do município, o que terá contribuído para amenizar o tráfego automóvel no centro da cidade, que nas habituais horas de maior tráfego, acabou por fluir com normalidade.
Neste momento encontram-se encerrados os complexos balneares da FrenteMar Funchal, Parque Ecológico, tendo a Câmara do Funchal articulado com a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento o fecho da promenade Funchal – Câmara de Lobos.
O Serviço Municipal de Proteção Civil registou até ao momento 15 ocorrências, relacionadas com limpeza de vias e sinalização de perigo.
A Câmara Municipal do Funchal apela a que a população se mantenha tranquila, mas vigilante, devendo recorrer ao 112 em casos de emergência.