O presente capítulo da Real Confraria do Vinho Alvarinho inicia este sábado, na Vila de Monção, com as cerimónias de investidura de novos confrades honorários, mestres e enófilos e o estabelecimento de uma geminação com a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro.
Na tarde deste sábado, a Confraria que defende e promove a Regueifa e do Biscoito de Valongo celebra o seu VI Capítulo, integrado na Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista de Valongo 2023.
Na manhã de domingo, em Guimarães, os confrades participam no primeiro capítulo da Confraria Terras de Vimaranes, com as cerimónias a ter lugar no Museu do Paço dos Duques de Bragança, seguidas de um cortejo no centro histórico do município, para concluir, será realizado um almoço na Serra da Penha, pelo restaurante D. José. A Confraria Vimaranense tem como objetivo primordial, defender, divulgar e preservar, a autenticidade e a qualidade da confeção de iguarias tradicionais da região de Guimarães e dos seus produtos autóctones, valorizando a cultura local, além de proteger a sua herança histórica e gastronómica, promovendo a identidade da região, dos seus produtos e dos seus produtores.
A Confraria Enogastronómica da Madeira irá aproveitar a ocasião para convidar todos os participantes a visitar o arquipélago madeirense, em especial, no seu próximo Grande Capítulo, que irá decorrer de 25 a 28 de abril de 2024.