Os participantes começaram por percorrer um troço da Levada do Blandy, cuja madre situa-se no sítio do Juncal nas proximidades do Pico do Areeiro, e compreender a sua relevância histórica para a Quinta do Palheiro e para a freguesia de São Gonçalo.
Numa manhã primaveril, em que o sol ofereceu a sua presença, o Barracão do Parque Ecológico, serviu de abrigo aos caminheiros para a copiosa chuvada que, logo após o meio dia, varreu a cidade do Funchal vinda do oceano.
No final, todo o lixo recolhido pelos caminheiros, nos sacos distribuídos para o efeito, foi depositado nos contentores respectivos, cumprindo o lema de “deixar o mundo um pouco melhor do que encontramos”. Sabendo que as iniciativas de Caminhadas na Natureza foram organizadas pela Decathlon em simultâneo em várias cidades do país, dificilmente existirão caminheiros tão afortunados como os madeirenses, pela experiência natureza, história, cultura e identidade.
O próximo evento da Associação do Caminho Real da Madeira (ACRM) será no próximo sábado dia 10 de Junho, com a reedição do conceito de Caminhada Gastronómica, em parceria com a Confraria Enogastronómica da Madeira.