Esta operação "de uma importância estratégica" vai permitir ao grupo alemão alargar o seu "acesso ao terceiro maior mercado aéreo da Europa", segundo um comunicado da Lufthansa.
O montante investido irá diretamente para a tesouraria da companhia aérea italiana, acrescentou.
O acordo para a aquisição foi assinado em Roma pelo ministro da Economia italiano, Giancarlo Giorgetti, e pelo líder da Lufthansa, Carsten Spohr.
A Lufthansa indicou que vai desembolsar 325 milhões de euros para adquirir a participação, enquanto o Ministério das Finanças italiano vai injetar uma última ‘tranche’ de 250 milhões de euros para reforçar o capital da ITA Airways.
Roma deu em fevereiro de 2022 ‘luz verde’ à privatização da ITA Airways, controlada a 100% pelo Estado.
"Hoje encerra-se um caminho que marcou a história da companhia aérea nacional com uma perspetiva de integração numa importante companhia aérea europeia", afirmou o ministro italiano.
A ITA Airways surgiu em outubro de 2021, depois de a companhia aérea italiana Alitalia ter sido desmantelada.
A Alitalia tinha sido colocada sob administração pública em 2017 e acumulou perdas de 11,4 mil milhões de euros entre 2000 e 2020.