A seleção de ténis de mesa conquistou esta segunda-feira o primeiro ouro para Portugal nos I Jogos Europeus, ao vencer a França por 3-1, na final de Baku2015.
Tiago Apolónia e Marco Freitas venceram os seus jogos de singulares frente aos franceses Adrien Mattenet e Simon Gauzy, com Apolónia e João Geraldo perderem nos pares com Emmanuel Lebessone e Gauzye e a delegarem a responsabilidade do ponto decisivo no jovem Geraldo, que não falhou.
Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo, o ‘herói’ da final de Baku (Azerbaijão), bateram sucessivamente a Roménia (3-1), a Polónia (3-0), a Áustria (3-1) e hoje a França rumo ao ouro na primeira edição dos Jogos Europeus, confirmando que o título de campeões da Europa, conquistado em Lisboa, em setembro, não foi um acaso.
No primeiro jogo, Tiago Apolónia foi contundente, batendo o francês Adrien Mattenet em três ‘sets’, pelos parciais de 13-11, 11-9 e 11-6, em rápidos 21 minutos.
A rapidez com que Apolónia fechou o primeiro jogo motivou Marcos Freitas, décimo atleta do ‘ranking’ mundial do ténis de mesa, que derrotou Simon Gauzy em cinco ‘sets’.
O número um nacional levou ao desespero o francês que, no último parcial, antes de perder por 11-8, 10-12, 11-8, 9-11 e 11-5 em 41 minutos, deu um pontapé na mesa, um sinal da enorme frustração sentida pelos gauleses.
Em pares, Apolónia e João Geraldo fizeram o mais difícil — recuperar de dois ‘sets’ de desvantagem – frente a Emmanuel Lebessone e Gauzy, mas acabaram por desperdiçar a reviravolta, saindo derrotados por 5-11, 6-11, 13-11, 12-10 e 6-11, em 32 minutos.
Chamado à responsabilidade de conquistar o ponto decisivo, o jovem Geraldo mostrou-se confortável com a tarefa, ao vencer Mattenet, pelos parciais de 11-4, 12-10 e 11-9, em apenas 15 minutos.
Aos 19 anos, Geraldo pode agora acrescentar mais uma linha ao seu já extenso currículo, que inclui o vice-campeonato do circuito mundial de juniores e a medalha de bronze no Europeu de jovens de 2013: a de ter dado a Portugal o título nos I Jogos Europeus.
O festejo, esse, foi efusivo, com abraços apertados e gritos de "campeões", num ‘déjà-vu’ do que foi a festa no Meo Arena, em Lisboa. Aos festejos juntaram-se outros membros da comitiva portuguesa em Baku, com o secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro, a erguer nos braços o ‘herói’ Geraldo.
O ouro da seleção de ténis de mesa representa a terceira medalha de Portugal nos Jogos Europeus, disputados em Baku (Azerbeijão), depois das pratas conquistadas pelo triatleta João Silva e pelo canoísta Fernando Pimenta na prova de K1 1.000.