Este hotel na Rua da Alfândega é resultado de um “projecto de reabilitação arquitectónica, em que se recuperaram as fachadas e as lajes interiores de seis edifícios do século XVII, e pela decoração de interiores inspirada no artesanato da ilha, que enaltece o património cultural da Madeira”.
No decorrer das obras, sob supervisão de uma equipa de arqueólogos locais, encontraram “mais de mil peças de cerâmica do período colonial, os restos de uma estrada do século XVI, um raspador de sapateiro do século XVII e moedas do século XVIII, todas elas integradas na decoração do hotel”.
O Funchal Oldtown conta com 111 quartos com vista para o mar ou para a Sé Catedral do Funchal.
No que diz respeito a gastronomia, o hotel dispõe do restaurante A Bordadeira, do conceito B-Likeat, que é “baseado em alimentos orgânicos, sazonais e locais”, e do restaurante all day dining Noz Café, que dispõe de um terraço exterior. O lobby bar e o rooftop bar B-Heaven, junto à piscina, completam a oferta de restauração.
Para o segmento MICE, o hotel conta com três salas de reuniões independentes e totalmente insonorizadas disponíveis para qualquer tipo de evento.
Este é o segundo hotel do grupo na Madeira, depois do Allegro Madeira, unidade hoteleira exclusiva para adultos a minutos do centro do Funchal.