As corridas da etapa final do Supercars Endurance, no Autódromo do Estoril, tiveram momentos dramáticos, acabando por definir os títulos do Iberian Supercars e do Campeonato de Portugal de Velocidade no último momento.
O Autódromo do Estoril foi palco da primeira corrida de GT da derradeira etapa do Supercars Endurance, num confronto decisivo para as contas finais do Iberian Supercars e do Campeonato de Portugal de Velocidade, marcado por incidentes determinantes e por uma sucessão de mudanças estratégicas que redesenharam o cenário da luta pelos títulos logo na prova inaugural do fim-de-semana.
Da pole-position, Mathieu Martins, ao volante do Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, perdeu duas posições no arranque, conseguindo recuperar de imediato um lugar, mas sem conseguir ultrapassar César Machado, que assumiu a liderança aos comandos do Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Speedy Motorsport.
Logo atrás, Francisco Abreu realizou um excelente arranque com o Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, colocando-se em posição de discutir a vitória.
No entanto, já com Francisco Mora ao volante e com os títulos no horizonte, o piloto não foi capaz de gerir a corrida, logo na primeira volta que estava a cumprir, uma tentativa de ultrapassagem a João Aguiar-Branco, no Porsche Cayman CS RS da Speedy Motorsport, terminou em contacto com o alemão e consequente abandono, este acidente de Francisco Mora afastou a dupla da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal na luta pelos títulos, no Campeonato de Portugal de Velocidade e na categoria, ainda na primeira corrida.
Este cenário abriu caminho para o Porsche Cayman CS RS da Veloso Motorsport, conduzido por Patrick Cunha e Hendrik Still, tirar pleno partido da situação. Beneficiando de um andamento muito consistente e, sobretudo, de um ritmo fortíssimo imposto pelo piloto alemão no segundo turno, Cunha e Still ascenderam ao comando e não mais o largaram, conquistando uma vitória autoritária à geral e na GT4 Pro-Bronze.
César Machado assegurou o segundo lugar da geral, e o triunfo na GT4 Pro, enquanto José Carlos Pires, em mais um Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Speedy Motorsport, concluiu na terceira posição. Mathieu Martins e Henrique Ventura Oliveira terminaram em quarto seguidos de Luís Tavares e João Aguiar Branco, em Porsche Cayman CS RS da Speedy Motorsport.
A segunda corrida de GT do Supercars Endurance, disputada no Autódromo do Estoril, encerrou a temporada de forma intensa e estratégica, selando de forma definitiva os títulos do Iberian Supercars e do Campeonato de Portugal de Velocidade numa prova onde gestão, ritmo e leitura competitiva se revelaram determinantes.
Hendrik Still, ao volante do Porsche Cayman CS RS da Veloso Motorsport, arrancou decidido da pole-position e assumiu o comando inicial, seguido de perto por Francisco Mora, no Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal.
Ainda nas fases iniciais da corrida, enquanto o líder tentava impor um ritmo forte apesar do “handicap” de 10 segundos resultante da vitória matinal, Henrique Ventura Oliveira, no Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, e Adrián Ferrer, no Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Speedy Motorsport, procuravam recuperar posições depois de terem largado apenas de 11.º e 13.º, respetivamente, com o objetivo claro de colocar Mathieu Martins e César Machado na melhor posição possível para a decisão dos cetros.
O peso do ‘handicap’ acabou por ser decisivo para o Porsche de Still, que caiu na classificação aquando das paragens obrigatórias, abrindo caminho para que Francisco Mora e Francisco Abreu controlassem a corrida com autoridade. O duo da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal colocou-se confortavelmente no comando e seguiu para uma vitória clara à geral, terminando a época com mais uma vitória.